Blog

Ayurveda

Óleo de Açaí

óleo de açaí
O óleo de açaí é uma riqueza da Amazônia e por isso mesmo somos apaixanados por tudo que vem da Floresta.
O açaí é muito conhecido no Brasil e no mundo inteiro como alimento. É usado em sucos ou bowls.
Já o óleo de açaí ainda não é muito conhecido. 
É uma riqueza encontrada na nossa Floresa Amazônica.
O artigo foi originalmente publicado na OILHEALTHBENEFITS. Ele artigo é uma tradução espontânea e alterações feitas.

Óleo de Açaí 

O óleo de açaí é um extrato oleoso obtido da prensagem das famosas bagas de açaí da floresta amazônica. 

Açaí bagas são bagas arroxeadas escuras com uma semente espessa dentro. 

Essas bagas, que são encontradas naturalmente nas várzeas da poderosa Amazônia e seus numerosos afluentes eram relativamente desconhecidas fora das tribos primitivas da Amazônia.

Mas eles agora se tornaram populares em todo o mundo por causa de seu tremendo poder antioxidante e muitos benefícios à saúde. Embora muito se saiba sobre as bagas através de pesquisa, o óleo de açaí ainda permanece pouco explorado.

O óleo do açaí é bastante útil em problemas específicos de pele e cabelo.

Fonte

As bagas de açaí crescem em uma variedade de palmeiras, conhecida como palmeira do Açaí (Euterpe oleracea). Essas árvores são tradicionalmente encontradas principalmente nas regiões pantanosas do rio Amazonas, até o seu delta, mas agora, devido à fenomenal popularidade do açaí, essas árvores estão sendo cultivadas comercialmente.

As bagas têm sido utilizadas há séculos pelas tribos da Amazônia como uma substância para limpar o corpo de toxinas. Eles coletam as frutas, as moem para obter suco e depois de bebê-las, vomitam.

Óleo de açaí hoje poderia ser obtido a partir das variedades silvestres de palmeira Açaí. 

No entanto, a árvore foi modificada em uma variedade anã que cresce mais rápido e produz um Açaí mais carnudo. 

Naturalmente, o teor de óleo da variedade selvagem de açaí teria propriedades ligeiramente diferentes.

 Como comprador, é importante notar o tipo de bagas de que o óleo de açaí é produzido.

O melhor óleo de açaí é aquele que é extraído da  prensagem a frio da semente (e não da casca) sem o uso de produtos químicos (como o hexano de tetracloreto de carbono) para aumentar a eficiência da recuperação de petróleo. Tal óleo é conhecido como sendo  virgem, óleo de açaí prensado a frio .

Cor e Aroma do óleo de açaí 

Como o óleo é retirado da polpa do açaí, ele retém grande parte das propriedades do açaí. É verde-escuro, mostrando um anel de amarelo fosco na região do menisco no copo ou no frasco em que é mantido. Aroma do óleo é frutado, com uma mistura de doce e picante.

Propriedades do óleo de açaí

O óleo de açaí é dotado de algumas propriedades terapêuticas poderosas que o tornam adequado para uso em formulações como soros para rejuvenescimento da pele e do cabelo.

  • Emoliente  – O óleo de açaí suaviza a pele, lubrifica e age como um hidratante. Uma boa concentração de ácido oleico, entre outros ácidos graxos, fornece essa propriedade.
  • Anti-oxidante  – A maioria dos benefícios para a saúde do óleo de açaí é devido à sua alta capacidade antioxidante, que é a capacidade de eliminar os radicais livres diretamente quando aplicado sobre a pele. Uma concentração significativa de compostos fenólicos presentes no açaí lixiviação no óleo, como o ácido vanílico. Então o óleo imita as funções antioxidantes da fruta.
  • Anti – Envelhecimento – devido à sua capacidade de neutralizar os radicais livres que são gerados devido à oxidação dentro do próprio corpo como uma consequência natural do metabolismo, ou através de fatores adicionais como o sol e a poluição, o óleo de açaí ajuda a manter a elasticidade e radiância da juventude da nossa pele.
  • Anti-Inflamatório  – Ácidos graxos saudáveis ​​como ômega-9 e ômega-6 no óleo de açaí o tornam anti-inflamatório para a pele. Assim, é útil em condições de pele que causam vermelhidão e inchaço. 
  • Antifúngico  – Um uso menos explorado do óleo de açaí é sua capacidade de matar certos tipos de fungos. Pode ser usado em combinação com outros óleos antifúngicos proeminentes (óleo de coco, por exemplo) para tratar infecções fúngicas comuns na pele.
  • Reparação de Danos UV  – Nós todos sabemos que os altos dias ultravioletas são prejudiciais para a pele, pois não apenas causam bronzeamento, mas também levam ao envelhecimento acelerado, e até agravam o risco de câncer de pele. O óleo de açaí contém um polifenol que atende pelo nome de ácido ferúlico que demonstrou proteção contra os raios UV quando combinado com vitamina C e E.
  • Antinociceptivo  – Tem propriedades de alívio da dor.

Usos e benefícios do óleo de açaí para a saúde 

Atualmente, os usos do óleo de açaí não foram explorados na medida em que deveriam ter sido. Isso é porque o famoso Açaí e seu óleo tornaram-se globalmente renomados apenas recentemente.

1. Óleo de Açaí para Cabelo

Os ácidos graxos nutritivos do óleo o tornam adequado para aplicação em cabelos que foram danificados e agora está seco, crespo, sente-se fraco ao puxar e passar os dedos e pode até ter pontas duplas. O óleo de açaí é melhor para esse tipo de cabelo quando aplicado após uma lavagem. 

Apenas algumas gotas de cabelo (dependendo do volume de cabelo) precisam ser tomadas na palma da mão e massageadas no cabelo, não no couro cabeludo. 

O ácido oleico no óleo de Açaí é um dos melhores hidratantes naturais do planeta. Quando o cabelo já está úmido, ele sela a umidade, evitando que ela seque. Durante um período de uso prolongado, pode trazer uma oleosidade natural aos cabelos, o que os torna brilhantes. No entanto, a aplicação de grande quantidade de óleo de açaí no cabelo deve ser evitada, pois ele teria um forte cheiro.

O óleo de açaí também é útil na  gestão de cabelos danificados pelo sol . Às vezes, a luz solar de alta intensidade pode deixar o cabelo bastante seco e como palha. Pode desidratar os fios de cabelo até que a coesão natural dos fios seja perdida. Se você está vivendo em tal ambiente, as propriedades de proteção solar do óleo de açaí podem ser aproveitadas. No entanto, seria melhor proteger o couro cabeludo usando um chapéu de abas largas.

Há alguma especulação de que o óleo de Açaí pode ser benéfico para promover o crescimento do cabelo, mas não é trazido por estudos médicos, atualmente.

2. Óleo de Açaí para Pele

A mistura única de ácidos graxos insaturados, por um lado, e polifenóis e flavonóides (como proantocianidina), por outro lado, tornam este óleo realmente único. 

O óleo de açaí fornece nutrição do lado de fora e trava a umidade, evitando que ela se evapore. Durante um longo período de tempo, pode ajudar a curar uma pele seca que mostra rachaduras. 

A propriedade emoliente do óleo de açaí torna adequado para uso geral na pele para tornar a pele mais macia e suave. 

Pequenas quantidades de óleo de açaí pode ser usado como aplicação tópica diretamente a lugares que mostram os primeiros sinais de envelhecimento, como os  bolsas nos olhos e  olheiras, rugas nas laterais dos olhos e perto do queixo  para torná-lo firme e elástica.

3. Óleo de Açaí para aliviar a dor

O óleo de açaí é absorvido rapidamente na pele. 

Sabe-se para aliviar a dor quando aplicado como uma massagem na área que é dolorida. 

A ação antinociceptiva ou analgésica (alívio da dor) entra em ação e a dor diminui gradualmente em intensidade. A compatibilidade do óleo de açaí com outros óleos de base, como azeite ou óleo de coco, não é conhecida. Por isso, deve ser usado como um óleo puro, não como uma mistura.

Efeitos colaterais, dosagem segura e problemas de toxicade do óleo de açaí

Embora haja comparativamente muito menor volume de pesquisa sobre o óleo de açaí do que outros óleos. Com base na folha de dados de segurança do material (MSDS) do óleo de açaí, sabe-se que o óleo é relativamente seguro quando aplicado topicamente. 

Não é conhecido por causar uma reação alérgica. Também é usado em algumas preparações alimentícias, no entanto, é melhor evitar usar este óleo internamente, ou seja, com alimentos. Também não é um foto irritante e não torna a pele excessivamente sensível ao sol.

Geralmente vai bem por 12 meses quando mantido em temperatura ambiente normal e vai durar um pouco mais quando mantido a 8 ° C.

Mas o óleo começa a se tornar menos eficaz depois de alguns meses porque perde 20 – 30% de seus fitonutrientes depois de 10 semanas. Como resultado, sua capacidade antioxidante também começa a diminuir. Então, é melhor comprar quantidades menores de óleo de açaí.

Informação nutricional e medicinal sobre o óleo de açaí 

Nós exploramos a singularidade da composição química do Açaí e os nutrientes que lhe conferem propriedades terapêuticas.

Como a baga tem gordura, grande parte da composição do óleo também é composta de ácidos graxos insaturados.

Ácido Gordo Notação C Porcentagem (por peso)
Oleico C 18: 1 35 a 55
Linoleico C 18: 2 20 a 40
Linolênico C 18: 3 0,3 – 1
Palmítico C 16: 0 8 a 15
Esteárico C 18: 0 2 a 10
Palmitoleico C 16: 1 0,5 – 2,5

 

Os ácidos graxos dominantes são oléico e linoleico, que são comumente conhecidos como ômega-9 e ômega-6, respectivamente. O ácido oleico é um MUFA (ácido graxo monoinsaturado) e é comumente encontrado na maioria dos óleos de sementes. O ácido linoleico, por outro lado é um PUFA (ácidos graxos poliinsaturados).

No entanto, o aspecto mais interessante é a composição de compostos fenólicos no óleo de açaí.

Ácido Fenólico Composição (mg / kg)
 Ácido vanílico 1616
 Ácido Siríngeo 1073
Ácido P-hidroxibenzóico (PHA) 892
Ácido protocatecuico 630
Ácido ferúlico 101

 

Estes ácidos fenólicos são os principais responsáveis ​​por uma capacidade de absorção de radicais livres de 21,5 equivalentes de Trolox por grama, que se torna o seu valor ORAC, que é uma medida do seu poder antioxidante. É notar que o óleo de açaí tem um ORAC de 21,5 por grama, o que significa que se você tiver um kg de óleo, seu ORAC é 21,5 vezes 1000, que é igual a 21500. Esse é um valor significativo, porém muito menor do que o ORAC. valor do Açaí.

Também é importante observar suas propriedades físicas.

Acidez <10 mg KOH / g
Índice de peróxidos 10 meq O2 / kg
Índice de iodo 90 – 130 g I2 / 100gm
Índice de saponificação <210 mg KOH / g
Densidade 0,91 a 0,95 g / cm3
Viscosidade 300 centipoise (cP)

 

A aplicabilidade do óleo de açaí para reduzir a acne é vaga porque sua comedogenicidade ainda não está estabelecida. Por isso, é aconselhável evitar o uso de óleo de Açaí para tratamentos de acne.

Conclusão

O óleo de açaí é uma grande fonte de oxidantes e  por isso mesmo é um óleo muito indicado para quem quer tratar a pele e o cabelo.

Não pode faltar em seu armário essa riqueza

Se você quiser comprar o óleo, temos na loja. Clique aqui

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − um =

Shopping cart
Sign in

No account yet?

Facebook X Instagram YouTube Pinterest WhatsApp WhatsApp
Start typing to see products you are looking for.
Shop
Sidebar
Wishlist
0 items Cart
My account