Muitas pessoas nos perguntam com frequência o que é aromaterapia, para que serve óleos essenciais e o que seria Aromaterapia.
Então pesquisei sobre o tema e achei interessante traduzir o que estudei em material estrangeiro para cá, pois a aromaterapia é praticada há milhares de anos nos continentes europeu, asiático.
E no Brasil muitas pessoas mesmo, ainda desconhecem completamente essa disciplina da Química.
Cuidado, óleo essencial é forte. É natural. E química pura. Mas pode causar danos à saúde de quem não for devidamente orientado no seu uso.
Também compre de empresas de confiança. Nós revendemos a Terra Flor Aromaterapia.
A aromaterapia ainda não está nos currículos das Universidades brasileiras da área de saúde.
E hoje temos vários profissionais no Brasil da área, graças aos céus ! Todos fazem cursos por aqui, na Europa, etc.
O Brasil ainda não regulamentou esse ramo. Aguardamos ansiosamente por todos os diplomas legais que regem a matéria.
Sumário
O que é aromaterapia?
Aromaterapia é um tipo de prática de medicina alternativa que utiliza óleos essenciais perfumados / aromáticos que são derivados de uma ampla variedade de plantas curativas.
Quando inalados ou aplicados à pele, os óleos essenciais de grau terapêutico (também chamados de óleos voláteis) demonstraram ajudar as pessoas a superar vários problemas de saúde sem a necessidade de medicamentos ou como tratamento alteranativo aos medicamentos.
Como os óleos essenciais funcionam?
As plantas contêm certas substâncias químicas benéficas como meio de se proteger, inclusive para afastar insetos ou roedores e para se defender de bactérias ou vírus.
Os ingredientes ativos dentro dos óleos são retirados diretamente dos altos rendimentos de plantas medicinais ou ervas através de um processo conhecido como destilação, em seguida, misturado com álcool para preservar sua força. O resultado final é uma fórmula oleosa muito concentrada que pode ser misturada com outras substâncias.
Por serem muito fortes, os óleos essenciais usados nas práticas de aromaterapia geralmente são combinados com um óleo carreador, como a amêndoa, a jojoba ou o óleo de coco, antes de serem aplicados diretamente na pele.
Aromaterapia pode ser realizada de várias maneiras diferentes:
- Difusão de uma combinação de óleos essenciais no ar (ou apenas um único óleo)
- Inalar óleos pelas narinas diretamente de um pano ou da garrafa
- Recebendo massagem terapêutica utilizando óleos
- Embeber em um banho com infusão de óleo
- Esfregar óleos diretamente na pele
A pesquisa mostra que, quando usado em casa, a maioria das pessoas usa velas de óleo de aromaterapia, aplica produtos naturais que contêm óleos à pele ou adiciona óleos diretamente a um banho de imersão / banho quente. Que tipos de plantas produzem óleos essenciais populares usados na aromaterapia? Esses incluem:
Ervas como alecrim, tomilho, orégano ou hortelã
Folhas de plantas de eucalipto
Gramíneas, como erva-cidreira
Sementes de funcho
Raspas de frutas como laranja, toranja ou limão
Flores, incluindo rosa ou gerânio
Madeira ou casca de árvores, incluindo cedro ou pinho
Raízes de gengibre
Resina de árvores de incenso
E muitos mais
Benefícios da aromaterapia
Para que serve a aromaterapia?
Aromaterapia tem sido estudada em conexão com a melhoria de ambos os problemas de saúde a curto prazo, juntamente com distúrbios mais graves. Pesquisas mostram que qualquer pessoa com as seguintes condições de saúde pode se beneficiar da aromaterapia:
Estresse crônico ou ansiedade
Depressão
Insônia e dificuldade para dormir
Dor muscular
Dor nas articulações
Infecções respiratórias
Virada digestiva
Sintomas da TPM ou menopausa
Problemas de pele ou distúrbios, incluindo mordidas, erupções cutâneas, contusões, celulite ou acne
Flutuações de açúcar no sangue
Câncer
Fadiga
Um conjunto crescente de estudos em humanos e animais mostrou que os óleos de aromaterapia podem ter efeitos sedativos e estimulantes, além de efeitos positivos no sistema imunológico e no sistema nervoso central. Recentemente, estudos conduzidos usando imagens funcionais mostraram que os óleos aromáticos de aromaterapia têm efeitos positivos sobre a região primitiva do cérebro, o sistema límbico, que ajuda a controlar respostas e comportamentos emocionais.
A chave para alcançar os resultados da aromaterapia é usar óleos puros, de grau terapêutico, em vez daqueles com ingredientes sintéticos ou fragrâncias. A eficácia das práticas de aromaterapia sempre depende da qualidade dos óleos utilizados, além da dosagem.
Tratamentos alternativos, como a aromaterapia, agora são oferecidos em práticas terapêuticas, incluindo centros de massagem, estúdios de ioga e spas, até instalações de cuidados paliativos e escritórios de quiropraxia. Então, o que é aromaterapia, exatamente?
Os óleos essenciais são feitos usando dezenas de diferentes plantas medicinais, flores, ervas, raízes e árvores cultivadas em todo o mundo – que provocam, poderosos efeitos na melhoria do bem-estar físico, emocional e espiritual.
Por mais de 5.000 anos, a aromaterapia tem sido uma prática confiável entre as culturas em todo o mundo. Os curandeiros naturais recorrem à aromaterapia para os muitos efeitos antibacterianos, antiinflamatórios e analgésicos dos óleos essenciais aromáticos.
Então, para que serve a aromaterapia?
Alguns dos motivos mais comuns que as pessoas usam, de acordo com pesquisas feitas pelo PDQ Integrative, Alternativa e Complementar Therapies Board, incluem o controle da dor, melhorando a qualidade do sono, reduzindo o estresse, superando os sintomas da depressão, calmante dores nas articulações e até mesmo lutando contra efeitos do câncer.
Hoje, é provável que você encontre mais de 200 óleos de aromaterapia de grau terapêutico diferentes disponíveis em lojas de alimentos saudáveis e on-line (embora muito mais do que isso exista).
Alguns óleos aromáticos populares que você pode reconhecer incluem o óleo de melaleuca (tea tree) , lavanda francesa e hortelã-pimenta, usado em tudo, desde pasta de dente a detergente para a roupa.”